5 de dez. de 2016

POETA INCONTINENTE

Ferreira Gullar, Poesia Brasileira, Poeta Subversivo, Poema Sujo
Ferreira Gullar, Poeta incontinente
Foto: Reprodução

O poeta Ferreira Gullar, morto ontem, aos 86 anos, era um homem de palavras e de palavra. Soube manejá-las, dizê-las e cumpri-las com jovial vigor.

Ferreira Gullar Soube navegar como poucos no oceano das paixões tamanhas e passear com propriedade pelo universo diverso das contradições e convergências humanas não menos pequenas. 

Viajou gostoso do erudito ao popular e escreveu versos que se transformaram em música. É dele a letra de O Trenzinho Caipira, melodia de Heitor Villa Lobos.

Exilado pela ditadura militar, não se exilou. Subvertendo a ordem e as ordens, permaneceu guerrilheiro ativo, combatente clandestino, como afirmou em seu Poema Sujo.

Peregrinou a contar e a cantar o Brasil e a América Latina em versos e prosa, em concretimo(s), sem omitir o princípio de realidade nem negar os sonhos diversos de nossas latinidades várias.

Poeta Grande e incontinente, voz dissonante, Ferreira Gullar deixou as palavras e a poesia de luto em uma manhã outonal de um domingo frio quente, não morno, como ele e seus versos, adversários implacáveis das rimas fáceis e das palavras encaixáveis.

Poeta de versos, com olhares diversos sobre um país diverso, Ferreira Gullar vai fazer falta em um mundo em que a verdade e a dúvida são cada vez mais raras e onde as inverdades e a desconfiança abundam.

Evoé, Poeta Grande!

RIP, Ferreira Gullar!




Local: SÃO PAULO São Paulo, SP, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.