17 de nov. de 2015

À DERIVA


Foto: Reprodução

O mar de lama que se tornou a cidade mineira de Mariana por conta da irresponsabilidade gananciosa da mineradora Samarco S.A. é sintomático. Não por acaso. Na verdade Mariana representa a extensão do mar de lama que se tornou o país nos últimos tempos.

As disputas vergonhosas e mesquinhas que a política brasileira vem protagonizando refletem a UTI em que se transformou o Brasil. Estamos em Estado de coma e o colapso se estende por outras áreas, igual a uma infecção generalizada.

Incrível como por aqui o mal se espalha rapidamente. Quando na economia ou na política, ou nas duas simultaneamente, as coisas dão erradas, parece que o resto também não dá certo: a seleção brasileira de futebol não deslancha, o desemprego cresce, a inadimplência aumenta, o dólar só sobe e bolsa só cai.

A falta de visão e de planejamento em nosso país já se tornaram algo histórico. Impressionante como insistimos em não aprender com os erros. Osmose cíclica.

Certa vez, a não muito conhecida, mas excelente atriz Berta Zemel me contou que uma das coisas que mais impressionava o diretor polonês Ziembinski, um dos incentivadores da renovação do teatro brasileiro, era e o fato do Brasil ter que recomeçar a cada cinco anos.

Incrível! Ziembinski afirmou isso há mais de meio século e, por pior que pareça, a frase é atual e reincidente.

Lamentável constatar que enquanto os nossos “ilustres” políticos insistem em não se entender, ficamos nós à deriva. 

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.