24 de nov. de 2015

NO RITMO DO TANGO


Foto: Site Oficial mauriciomacri.com.ar (23/11/2015)

A eleição, mesmo apertada, de Mauricio Macri não só interrompe o estilo Cristina Kirchner de governar como também deixa o peronismo na Argentina sem um herdeiro de peso. Contudo, as dificuldades que Macri terá pela frente não são fáceis nem poucas. 

Maurício Macri governará, a princípio, sem o apoio da maioria do Congresso e com a economia tomada pela crise e desconfiança.

Nesse sentido, qualquer semelhança com um certo país da América do Sul não é mera coincidência.

Assim como Dilma, o presidente argentino eleito venceu com uma margem pequena de votos, mas ao contrário dela, não tem a figura onipotente de nenhum político a lhe comandar ou a lhe impor quaisquer grandes condições.

Isso é bom ou ruim? Vai depender do jogo de cintura de Macri e de sua habilidade para governar. Contudo, será o primeiro grande teste desse político que não está nem tanto à esquerda e nem tanto à direita.

Admirador do tango, Mauricio Macri vai ter que rebolar muito e dançar no ritmo da música para fazer seu país acertar novamente o passo.

Consenso e negociação serão as palavras chaves e, talvez, o segredo para o fracasso ou o sucesso de Macri e da Argentina.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.