19 de fev. de 2016

RAPIDINHAS DIVERSAS

Joaquim Silva Filho

Verdades Secretas

Fernando Henrique Cardoso
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil (23/05/2015) Fotos Públicas

Muitos políticos acenderam o sinal amarelo depois que a jornalista Miriam Dutra denunciou que seu ex-namorado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, utilizou a Brasif S.A Exportação e Importação para  lhe enviar 3.000 dólares mensais e bancá-la no exterior durante o período de 1980 a 1990.

Miriam afirmou à Folha de S. Paulo que Fernando Henrique também usou uma outra empresa para custear as despesas do filho dela de 1994 a 2002, época em que FHC ainda era presidente do Brasil e estava casado com Ruth Cardoso.

O temor dos parlamentares é que suas ex-namoradas e ex-amantes também rasguem o verbo e resolvam contar tudo o que sabem.

Se essa onda pega, muito político vai querer ficar sozinho e muitas ex-companheiras vão exigir pensão alimentícia extra para ficar de bico fechado.

********
Digno de Aplausos

Foto: Sie Oficial da MITsp

Os ingressos para a 3ª MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo) começaram a ser vendidos nessa quinta-feira (18/02). Assim como nas outras edições a procura deve ser grande.

O evento idealizado por Antônio Araújo (diretor do Teatro da Vertigem e professor da ECA-USP) e Guilherme Marques (diretor geral do CIT – Centro de Teatro Internacional Ecum) vem se consolidando como um dos mais importantes no mundo das artes cênicas.

De 04 a 13 de março, encenadores da França, Polônia, África do Sul, Grécia, Bélgica, Congo, Alemanha e Brasil apresentarão espetáculos, debaterão temas voltados à arte de representar e realizarão workshops sobre processos criativos em vários teatros de São Paulo.

As duas últimas edições reuniram mais de 30 mil espectadores  que conheceram o que 15 países têm de mais inovador em termos de artes cênicas.

Acesse www.mitsp.org e fique por dentro da programação.

********

Charada Brasil

Foto: Perfil no Facebook

Depois de lançar em São Paulo seu livro Supla: Crônicas e fotos do Charada Brasileiro, com prefácio de Marta Suplicy e Eduardo Suplicy, o roqueiro estará em Belo Horizonte no dia 23 de fevereiro no BH Shopping para uma sessão de autógrafos.

O livro retrata fatos e fotos divertidos dos 30 anos de carreira do cantor que em abril completa 50 anos de vida. 

O lançamento em São Paulo foi concorrido e contou com a presença de artista, políticos e da família Suplicy.

********

Confiança em baixa

Foto: Valdecir Galor / SCMCS (29/10/2015) Fotos Públicas

A pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Instituto Ipsos para a Associação Comercial de São Paulo, constatou que 54% dos brasileiros entrevistados se sentem inseguros em manter seus empregos.

O número de brasileiros receosos em ficar desempregados dobrou em relação ao mesmo período de 2015 quando 27% dos entrevistados fizeram a mesma afirmação.

Cada entrevistado também disse conhecer, em média, pelos menos quatro pessoas que perderam o emprego nos últimos seis meses. É o maior número desde que a pesquisa foi criada em 2005.

Segundo a ACSP, em janeiro de 2016, 52% dos entrevistados avaliaram sua situação financeira atual como ruim e apenas 24% como boa. Há uma ano, essa relação era de 32% e 40%, respectivamente.

O INC – Índice de Confiança do Consumidor registrou alta apenas na região Nordeste (de 82% para 91%). No Sudeste, caiu de 70 para 66 pontos percentuais, no Norte/Centro Oeste de 91 para 81 e no Sul de 74 para 63 pontos porcentuais.



A classe DE foi a única que apresentou aumento na confiança (de 90 para 92 pontos). Na classe C os índices caíram de 76 para 73 pontos e Na classe AB de 64 para 62%.

De acordo com os analistas da pesquisa  o aumento de confiança dos nordestinos e da classe DE se deu devido ao reajuste do salário mínimo que impacta mais esses dois grupos.

O INC de janeiro foi elaborado pelo Instituto Ipsos a partir de 1.200 entrevistas domiciliares em 72 municípios brasileiros através de amostra representativa da população de áreas urbanas levantada pelo Censo de 2010 e pelo PNAD de 2013, com base em dados do IBGE.

********

Cidadania

Foto: Reprodução

No próximo domingo (21/02) acontece, das 9h as 17h, a eleição dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo. 

Os conselhos são instrumentos democráticos que zelam pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Os 260 eleitos tomarão posse no dia 6 de março e trabalharão para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição do Brasil.

A participação popular é muito importante e indispensável, principalmente a dos pais. 

Vamos todos juntos participar!

********

Justo e merecido

Foto: Reprodução

O livro “Pedagogia do Oprimido”, do educador Paulo Freire, foi o único título brasileiro que apareceu na lista dos 100 livros mais pedidos pelas universidades de língua inglesa e ficou em segundo lugar entre as obras da área de Educação do Open Syllabus.

Desde 2012 Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira. 

O filósofo, pedagogista e educador pernambucano é reconhecido mundialmente por mais de 100 instituições internacionais. 

Freire possui mais de dez livros publicados em 30 idiomas e tem mais de 40 títulos honoris causa.

A partir da sua Pedagogia da Libertação ajudou muitos cidadãos a livrarem-se do jugo desigual e limitante. 

Suas ideias e pensamentos que defendem a educação como um instrumento para práticas libertárias continuam influenciando pensadores em todo o mundo.

O Projeto Programa Open Syllabus reúne esforços para estabelecer o primeiro banco de dados online em grande escala e desenvolver ferramentas administrativas que contribuam para a criação de novas pesquisas e métodos de ensino.

Pedagogia do Oprimido deveria ser leitura indispensável nas universidades brasileiras.

********

Bons de garfo

Deputados jurando servir ao Brasil
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados (1/02/2015) Fotos Públicas

O ano politico mal começou e a expectativa em relação à presença dos parlamentares nas sessões do Congresso não é da melhores. 

Com as eleições municipais de 2016 batendo à porta e começando a chamar a atenção das pautas jornalísticas, muitos parlamentares estão com um pé em Brasília e outro nos municípios.

A partir de junho as ausências devem aumentar consideravelmente e, na mesma proporção, o número de faltas justificadas. 

Acredite: a maioria das faltas são abonadas por atestados assinados por médicos ou dentistas.

Segundo dados do site Congresso em Foco, menos de 4% dos deputados foram a todas as sessões em que a presença era obrigatória em 2015.

Entretanto, a maioria dos nossos ilustres representantes não abrem mão de seus benefícios nem que a vaca tussa. 

Em 2015, apenas 123 dos 540 parlamentares se negaram a receber o reembolso com gastos de alimentação. 

O cidadão pagou R$ 1,87 milhão para custear as despesas de políticos com café da manhã, almoço, lanche e jantar. 

Sou faltou a ceia.

Enquanto isso, em São Paulo R$ 2 bilhões foram desviados pela máfia do merendão.

Em época de eleição, as câmaras municipais costumam registrar menor presença de vereadores que durante quatro anos aparecem na maioria das vezes só para mudar ou dar nome a novas ruas. 

Projetos de leis que melhorem a vida do cidadão, nem pensar.

É mole ou quer mais?

********
Dupla dinâmica


Foto: Reprodução

Tem político que não se emenda. O deputado federal Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade é um deles. 

Nada solidário, voltou a defender o impeachment da presidente Dilma Rousseff em rede nacional, acusando-a de mentir e apoiar a corrupção.

Esqueceu-se no entanto de dizer nas propagandas que veicula em rádio e TV que ele próprio é réu em  um processo por desvio de dinheiro do BNDES.

Usando a estratégia do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, já está sendo chamado nas redes sociais de Paulinho das Forças do Mal e Paulinho da Forca.

Foto: Facebook


Outro que também vem sendo alvo das piadas dos fãs do Facebook é Fernando Capez (PSDB/SP), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Foto de Capez, que teve seu sigilo bancário quebrado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por suposto envolvimento no esquema propinas da merenda de crianças e adolescentes das escolas estaduais paulistas, está sendo exibida no Face revelando a contradição do merendeiro e ironizando seus gritos de fora Dilma e abaixo a corrupção, durante os últimos protestos pró impeachment.

Tratando-se de política, a galinha do vizinho é sempre mais gorda do que a minha e pimenta na corrupção do outro é refresco.

Segue a vida que a vida segue!


0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.