4 de fev. de 2016

PIMENTA DA CORRUPÇÃO DOS OUTROS É REFRESCO


Foto: Marcos Santos / USP Imagem (19/01/2016) Fotos Públicas

Estudo realizado pelo Instituto de pesquisa Data Popular revelou que 70% dos brasileiros afirmaram que já tomaram pelo menos uma atitude corrupta na vida, mas só 3% admitiram serem corruptos.

A pesquisa confirma a tese de que a corrupção no Brasil é sistemática, está enraizada no dia a dia das pessoas e já faz parte do jeito de ser do brasileiro, independente de sexo, raça, cor, credo e condição social.

A maioria dos 3,5 mil entrevistados disse já ter cometido algum pecado ou pecadilho corrupto.

Os números do levantamento apontaram que entre os entrevistados 67% já compraram produto pirata, 21% receberam o troco e não devolveram a diferença, 7% pagaram propina a um policial ou agente de fiscalização, 1% declarou ou deixou de declarar alguma coisa à Receita Federal visando restituição.

Até mesmo quem jurou de pés juntos nunca ter cometido nenhum desses delitos acabou confessando que conhece alguém que já os tenha cometido.

Não existe corrupção pequena nem corrupção grande, mas corrupção, independente dela haver sido cometida por alguém pouco ou menos influente, conhecido ou desconhecido.

Ou muda-se a mentalidade e o comportamento ou vai-se continuar enxergando a corrupção apenas nas ações ilícitas do outro ou somente quando o delito se transformar em roubalheira e envolver grande volume de dinheiro, principalmente se a grana sair do bolso de quem paga impostos ou envolve pessoas públicas.

Não existe, pelo menos até agora, corrupção em legitima defesa. 

Ou muda-se a ideia de que tudo me é lícito quando tudo me convém ou caso contrário o inferno vai continuar sendo os outros, todos vão continuar querendo levar vantagem em tudo e não vai haver Lava Jato que limpe o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.