Consumidor está preferindo utilizar mais as plataformas digitais em suas
compras, apontam pesquisas.
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Foto: Marcelo Pinto / APlateia (30/06/2015) Fotos Públicas |
O
brasileiro está participando menos das promoções de shopping, comprando mais
pela internet e redimensionado as estratégias de consumo, apontam estudos
realizados por institutos de pesquisa de mercado.
De
acordo com levantamento publicado recentemente pelo IBOPE Inteligência, o
Natal, umas das épocas em que ocorre o maior número de procura por promoções,
registrou uma queda de 25% no interesse do brasileiro por essa estratégia de
venda no período de 2013 a 2015.
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Fonte: IBOPE Inteligência |
Com
a economia em recessão, a tendência é que esse índice cresça ou no mínimo se
estabilize nas datas comemorativas ao longo dos próximos anos.
Com
menos dinheiro no bolso, os consumidores viram diminuídas as oportunidades de
acumular mais cupons oferecidos em sorteios, chamariz das ofertas oferecidas
nos shoppings, apesar das promoções do tipo comprou-levou terem ampliado sua
presença nesses centros de compra.
Segundo
a diretora executiva do IBOPE, Márcia Sola, os resultados da pesquisa refletem
as dificuldades por que passa o varejo. “Com menos pessoas nos corredores dos
shoppings, caíram também as vendas e o ticket médio, afastando a participação
dos clientes nas promoções”, ressaltou.
O
levantamento, feito com 979 consumidores em todo o país, já havia sido
realizado dois anos antes e aferiu que a queda de participantes é maior entre
as mulheres, pessoas de 24 a 34 anos e entre consumidores da classe C.
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Foto: Marcos Santos / USP Imagens (27/10/2015) Fotos Públicas
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Por
outro lado, houve um avanço das compras on-line.
A probabilidade de que os consumidores recorram aos computadores, smartphones e tablets para comprar presentes, conferir indicações, fazer pesquisa e comparação de preços, acessar cupons on-line e realizar pagamento, tornou-se maior.
A probabilidade de que os consumidores recorram aos computadores, smartphones e tablets para comprar presentes, conferir indicações, fazer pesquisa e comparação de preços, acessar cupons on-line e realizar pagamento, tornou-se maior.
Levantamento
realizado recentemente pela KPMG, empresa que presta serviços de Auditoria e
Consultoria de Gestão e Estratégia em mais de 150 países, apontou que o ritmo
das mudanças de hábito dos consumidores que optam pelas plataformas on-line
segue acelerado.
Em
termos de confiabilidade a situação não é diferente. O último estudo
realizado em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) constatou
que o brasileiro confia mais nas compras pela internet.
Comodidade, preços baixos, economia de tempo e facilidade em realizar compras a qualquer hora e comparar preços com rapidez e diversidade estão entre as vantagens apontadas pelos consumidores, o que indica fortalecimento do comércio virtual. Em 2015 o varejo online movimentou R$ 63,9 bilhões.
Pelo
que tudo índica, as lojas físicas vão ter que caprichar mais nas promoções e
rezar muito pelo reaquecimento da economia.
Resta
ao consumidor saber aproveitar o momento e exigir mais vantagens.
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