17 de fev. de 2016

MUDANÇA DE HÁBITOS

Consumidor está preferindo utilizar mais as plataformas digitais em suas compras, apontam pesquisas.

Foto: Marcelo Pinto / APlateia (30/06/2015) Fotos Públicas


O brasileiro está participando menos das promoções de shopping, comprando mais pela internet e redimensionado as estratégias de consumo, apontam estudos realizados por institutos de pesquisa de mercado.


De acordo com levantamento publicado recentemente pelo IBOPE Inteligência, o Natal, umas das épocas em que ocorre o maior número de procura por promoções, registrou uma queda de 25% no interesse do brasileiro por essa estratégia de venda no período de 2013 a 2015. 

Fonte: IBOPE Inteligência

Com a economia em recessão, a tendência é que esse índice cresça ou no mínimo se estabilize nas datas comemorativas ao longo dos próximos anos.

Com menos dinheiro no bolso, os consumidores viram diminuídas as oportunidades de acumular mais cupons oferecidos em sorteios, chamariz das ofertas oferecidas nos shoppings, apesar das promoções do tipo comprou-levou terem ampliado sua presença nesses centros de compra.


Segundo a diretora executiva do IBOPE, Márcia Sola, os resultados da pesquisa refletem as dificuldades por que passa o varejo. “Com menos pessoas nos corredores dos shoppings, caíram também as vendas e o ticket médio, afastando a participação dos clientes nas promoções”, ressaltou.


Fonte: IBOPE Inteligência
O levantamento, feito com 979 consumidores em todo o país, já havia sido realizado dois anos antes e aferiu que a queda de participantes é maior entre as mulheres, pessoas de 24 a 34 anos e entre consumidores da classe C.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens (27/10/2015) Fotos Públicas

Por outro lado, houve um avanço das compras on-line.

A probabilidade de que os consumidores recorram aos computadores, smartphones e tablets para comprar presentes, conferir indicações, fazer pesquisa e comparação de preços, acessar cupons on-line e realizar pagamento, tornou-se maior.

Levantamento realizado recentemente pela KPMG, empresa que presta serviços de Auditoria e Consultoria de Gestão e Estratégia em mais de 150 países, apontou que o ritmo das mudanças de hábito dos consumidores que optam pelas plataformas on-line segue acelerado.

Em termos de confiabilidade a situação não é diferente. O último estudo realizado em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) constatou que o brasileiro confia mais nas compras pela internet.

Comodidade, preços baixos, economia de tempo e facilidade em realizar compras a qualquer hora e comparar preços com rapidez e diversidade estão entre as vantagens apontadas pelos consumidores, o que indica fortalecimento do comércio virtual. Em 2015 o varejo online movimentou R$ 63,9 bilhões.

Pelo que tudo índica, as lojas físicas vão ter que caprichar mais nas promoções e rezar muito pelo reaquecimento da economia. 

Resta ao consumidor saber aproveitar o momento e exigir mais vantagens.

0 comentários:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.